sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A importância do consultor de segurança


A importância de um consultor de Segurança
Siderley Andrade de Lima
Quando você está com um problema mecânico no automóvel procura a oficina. Quando é um problema de saúde a procura é por um médico. Precisando de um projeto/planta de uma construção, o indicado é procurar um arquiteto e engenheiro. Se a duvida é auxilio de ordem jurídica a procura é por um advogado. A cada problema, assessoria, dúvidas ou serviços que precisamos, buscamos a orientação do profissional daquela área. Por não ter conhecimento e uma cultura de segurança, as pessoas em alguns casos quando necessitam de ajuda de um profissional de segurança contratam pessoas que não são conhecedores da área, como por exemplo, procuram um eletricista para um simples projeto de CFTV (Circuito Fechado de TV) ou um alarme com sensores. Em um condomínio fechado o síndico é o responsável pelos procedimentos, equipamentos e o plano de segurança. Outro exemplo: em algumas empresas o diretor do RH ou de outro departamento é o responsável pelo departamento de segurança. Outro caso de que serve de exemplo e um executivo ou empresário que contrata um motorista particular para ser responsável pelo sua segurança pessoal.
Devido ao novo contexto e cenário, a transformação no qual estamos acompanhando na segurança empresarial, e as transformações devido ao avanço estratégico do crime organizado e constantes mudanças no contexto econômico, não podemos aceitar e passar aos nossos clientes e colaboradores que os exemplos citados não são viáveis. Temos que despertar a necessidade das pessoas quando estiverem com dúvidas ou problemas referente à segurança pessoal, patrimonial e empresarial o indicado é à procurar de quem entende do assunto. Em um artigo do consultor de segurança do Roberto Zapatoczny Costa ele define o gestor como “ um profissional que possui pensamento crítico, flexibilidade, se articula nas demais áreas da empresa, na sociedade e nos organismos de segurança pública, proporcionando maior grau de segurança na integridade do negócio, de forma inteligente e discreta,” conclui Roberto .
Conhecer a legislação de segurança privada, ter um conhecimento estratégico de segurança eletrônica, ter bons relacionamentos em segurança pública para diversos atendimentos possíveis, conhecer administração e estratégia empresarial, estas são algumas de varias qualidades que o consultor deve ter, em um artigo do jornal da segurança o Profº Marcy J. C. Verde comenta que “na área de segurança empresarial, um consultor pode tratar de assuntos como recursos humanos, tecnológicos, barreiras físicas, procedimentos organizacionais, etc.”
Além do que já foi mencionado o profissional Gestor/Consultor/Especialista em segurança com base na inteligência estratégica, atua com agilidade e firmeza, sendo capaz de: • Planejar sistemas de segurança integrado; • Executar políticas estratégicas de proteção à continuidade dos negócios; • Analisar os problemas na sua origem; • Avaliar alternativas e propor soluções pontuais ao risco ou aos pontos vulneráveis; • Elaborar planos de segurança e contingências; • Fazer análise de riscos e criar planejamento tático e técnico para o dia-a-dia da sua empresa; • Orientar você e sua família no que refere-se a segurança pessoal. O profissional de segurança é responsável ainda pelos projetos de segurança dos shoppings centers, condomínios verticais e horizontais, residências, empresas, aeroportos, teatros, escolas, indústrias, estabelecimentos comerciais e tantas outras atividades. Lembre-se: O criminoso analisa e planeja o que vai fazer. E você, tem procurado um profissional de segurança ? Tem planejado sua segurança, da sua família, empresa, patrimônio ? As perguntas devem serem feitas aos nosso clientes, despertando a rela reflexão no assunto.

Indústria da Extorsão mediante sequestro

INDÚSTRIA DA EXTORSÃO MEDIANTE SEQÜESTRO
Siderley Andrade de Lima
O seqüestro é um dos crimes que mais assusta a população, surgiu com grande força principalmente na década de 80. Com a prisão de alguns integrantes de movimentos revolucionários ( guerrilha), que faziam parte de grupos de esquerda e na época seqüestraram um embaixador americano e um cônsul japonês, pedindo em troca a libertação de presos políticos. Os dois casos que na década de 70 eram crimes “políticos” , serviram de exemplo bem sucedido para que o crime de extorsão mediante seqüestro no país começasse a ser mercenário, ou seja, com fins lucrativos.
A prisão de guerrilheiros juntamente com criminosos comuns nos presídios do RJ, influenciaram para que as técnicas, estratégias e planejamento fossem repassadas aos presos comuns, após esse “intercambio”, surgia uma das maiores facções criminosas o CV- Comando Vermelho e também nascia um dos maiores crimes , o seqüestro, que iria aterrorizar e assustar a população.
As técnicas começaram a serem empregadas em seqüestros que tinham como alvo pessoas com grande poder aquisitivo e altos executivos. O Brasil começou a ser palco de grandes seqüestro, podemos citar os seguintes casos :
Beltrano Martinez – vice-presidente do Bradesco – 07/11/86, saindo de sua residência , foi seqüestrado ficando 41 dias no cativeiro, foi pago 4 milhões de dólares ;
Luis Salles – publicitário – 31/07/89 saindo de sua residência, foi seqüestrado ficando 65 dias no cativeiro, foi libertado com o pagamento de $2,5 milhões dólares ;
Abílio Diniz, empresário- 11/12/89, saindo de sua residência, 06 dias desaparecido, seu cativeiro foi encontrado, após negociação com os criminosos foi libertado e toda quadrilha foi presa;
Roberto Medina, publicitário- 06/06/90, saindo de sua empresa, 16 dias no cativeiro, foi pago 2,5 milhões de dólares aos criminosos.
No passado o seqüestro escolhia como alvo grandes personalidades, como empresários, publicitários, celebridades, etc. As quadrilhas eram bem organizadas, tudo era planejado, os familiares com medo não avisavam a policia, com isso, o resgate era pago. Com o passar dos anos os altos executivos e grandes celebridades começaram a fazer uso de agentes de segurança pessoal, levando os criminosos a buscarem outro alvo. Hoje o crime de extorsão mediante seqüestro cresceu assustadoramente , na atualidade todo cidadão pode ser vítima de um seqüestro, os criminosos que antes exigiam grandes quantias, diminuíram o valor do resgate, e toda pessoa passou a ser alvo , pequenos comerciantes, pequenos empresários, parentes de personalidades, políticos, etc, houve uma banalização do crime .

O crime de extorsão mediante seqüestro está previsto no art. 159 CP tipificado da seguinte forma “ seqüestrar pessoa com o fim de obter, para si ou para outrem, qualquer vantagem como condição ou preço de resgate”. E também é considerado crime Hediondo, ou seja, o criminoso irá cumprir a pena no seu total sem direito a anistia, graça ou indulto, a pena será cumprida integralmente em regime fechado.
No Brasil a totalidade dos casos, as quadrilhas sempre visam obter vantagem monetária ( recursos financeiros), ou seja, não existe grupos políticos ou terroristas que atualmente realizam este tipo de crime por motivos políticos , religiosos ou ideológicos. Em números o país só perde para a Colômbia e o México em casos de seqüestro, mas a cidade de São Paulo já foi considerada a capital do seqüestro “ New York Times”.
O seqüestro profissional planejado por quadrilhas especializadas é bem diferente de um seqüestro-relâmpago . Os delinqüentes ao agirem são frios, calculistas, planejam a ação, em muitos casos estudam detalhes de suas vítimas. Os seqüestradores podem ser de vários segmentos da sociedade, em alguns casos o crime tem envolvimento de algum parente ou pessoa ( empregado) próxima a vítima, que repassa as informações do cotidiano do alvo escolhido.

O seqüestro profissional ou planejado necessita de toda uma logística, organização e inteligência. Os criminosos têm quadrilhas bem organizadas e subdivide da seguinte maneira chefe da negociação, equipe da espionagem (informações), equipe da captura, equipe do cativeiro. Os criminosos são tão organizados que parece até uma indústria, sendo que cada um tem sua função. Outra maneira descoberta pela policia é a terceirização do crime, que funciona da seguinte forma; Os criminosos contratam o serviço de outro para capturar a vítima, e também para vigiar a vítima no cativeiro. Já houve casos de existir cativeiro coletivo como, por exemplo. “Três jovens são libertados de cativeiro coletivo- Durante os dias em que foram mantidos reféns, os três jovens passavam o tempo todo deitados em uma cama de casal, em um quarto escuro, amarrados pelas mãos e pelos pés, e com os rostos cobertos, sempre observados de perto por pelo menos dois homens – Jornal Agora 24/02/06 “.
A organização dos marginais é de assustar, é por isso que nós profissionais de segurança devemos estar a cada dia conhecendo o modus operandi de como agem os criminosos. E estar preparado quando acontecer algo com nosso cliente ( segurado).
A orientação que devemos passar ao protegido em também a toda equipe de segurança pessoal é para bloquear as fases de um seqüestro planejado. As fases vão desde as informações preliminares, analise das informações, escolha do alvo, levantamento dos dados da rotina, o planejamento e por fim a execução.
Na maioria dos casos, com exceção dos criminosos amadores que escolhem suas vitima aleatoriamente, os criminosos profissionais sempre seguem o mesmo modus operandi no decorrer do crime; levantam informações sobre a vítima, a escolha do cativeiro, o negociador, etc.
Por exigir toda essa complexidade, o seqüestro é uma “ guerra psicológica” , os criminosos usam vários artifícios para pressionar os familiares, um dos mais cruéis é a mutilação de parte do corpo da vítima, um exemplo que é de conhecimento de muitos é o caso do Welington Camargo, irmão da dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano, que foi seqüestrado no dia 16 de dezembro de 1998, no qual durante as negociações foi cortado um pedaço da orelha e enviando a família. No livro “ Quem tem medo do seqüestro – J. B Markuz define bem sobre este crime O seqüestro é um tipo de guerra como as outras, em que a cultura é de pouca valia, pois o que predomina para se chegar a uma vitória são as idéias e pensamentos organizados, das quais a colaboração das partes envolvidas é muito importante.

Nessa guerra já conhecemos um lado que é o dos criminosos, vamos conhecer agora um pouco dos seqüestrados. Na totalidade das vitimas 70% são homens, a maioria deles tem idade entre 20 a 35 anos, em geral são apanhados enquanto dirigiam o próprio carro no trajeto entre a casa o trabalho, são empresários ou dependentes de empresários que prosperam com negócios ligados ao comercio em geral, 90% das vitimas pertencem a classe media.
A rotina no cotidiano do suposto alvo é um dos fatores principais observados pelos criminosos, dando condições para o delinqüente planejar seus ataques acertadamente. Freqüentar os mesmos lugares como bares e restaurantes, outras atividades como o mesmo local, itinerários, horário de ida a trabalho e retorno.
“A dica é sair da rotina e evitar ser rotineiro em tudo que puder”, utilizar itinerários alternativos e diversificado, sair de casa e chegar em horários diferentes, ir ao trabalho e sair em horários variados. Esse é um dos primeiros passos a informar para nossos clientes, alem destas dicas veja mais algumas dicas para o segurado e a equipe responsável pela segurança :

- Mude a sua rotina freqüentemente , horário de saída e chegada em casa e no trabalho, use no mínimo três caminhos diferentes para ir e voltar do trabalho, procure fazer itinerários variados;
- Use cada dia um local diferente para estacionamento;
- Procure sempre dirigir com os vidros do automóvel fechados e as portas travadas;
- Usar insulfilm nos vidros ajuda, pois, o marginal não sabe quantas pessoas estão no carro;
- Se você possuir mais de um carro, procure alternar em dias diferentes sua saída , cada dia você sai com um deles;
- Se possui condições financeiras, utilize um veiculo com blindagem;
- Um curso de direção defensiva, evasiva, e ofensiva, pode te ajudar numa tentativa de seqüestro;
- Evite comentar informações sobre sua rotina e seus negócios, tais informações devem ser restritas;
- Tenha uma relação de empregados e ex-empregados domésticos e de sua empresa, com todos os dados; Nunca de informações pessoais via telefone se suspeitar de quem está solicitando, oriente os familiares e funcionários para fazer o mesmo; Realizar um treinamento com o segurado e também seus familiares é fundamental, caso ocorra um sinistro ele também deve saber o que fazer. Participando do treinamento ele também irá conhecer um pouco do serviço que está contratando.
Destacamos que um dos problemas aqui no Brasil é referente a subestimar os criminosos, muitos executivos não possui nenhum tipo de segurança, muito menos procedimentos de segurança preventiva. Existe um “bloqueio psicológico no qual acham que nunca vai acontecer nada. Muitos só mudam o pensamento após algum fato como roubo/seqüestro acontece com algum familiar o mesmo. A prevenção sempre deve prevalecer, pois é a modalidade mais importante e eficaz no combate ao crime; deve ser executada com precisão e seriedade para diminuir ou colocar fora de risco a integridade física da autoridade. 24h por dia deve haver prevenção, em momento algum pode existir negligenciamento na segurança. Em situações que você achar que não há perigo de ser atacado, redobre as prevenções, assim não será surpreendido. Resumindo a missão da seg. Pessoal é executar medidas capazes de prevenir assaltos, atentados, emboscadas e seqüestros, zelar pela integridade física, proporcionar a tranquilidade necessária e manter a ordem nos locais imediatos onde estejam os segurados/protegidos. Lembre-se: “A conscientização dos riscos de ser alvo de seqüestro é fundamental, aliado a procedimentos seguros tornar-se fator importante para dificultar a ação dos criminosos.

Siderley Andrade de Lima, Consultor de segurança pessoal
siderleyandrade@yahoo.com.br
Autorizado a reproduzaçao citando a fonte

Segurança no trânsito

SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Diariamente acontecem inúmeros roubos no trânsito, durante os deslocamentos com o automóvel, o cidadão tornou-se um alvo mais vulnerável na visão dos criminosos. Dados estatísticos comprovam que índices de assaltos em semáforos ou em congestionamentos, vem aumentando ano a ano.
A grande maioria das vítimas estavam desatentas e distraídas atendendo o celular, com o CD player, paquerando, preocupadas com problemas pessoais, profissionais, etc. Desta maneira as vítimas facilitaram o “trabalho” dos bandidos, que atuam com o fator surpresa e procuram pessoas desatentas distraídas.
Adotando algumas medidas no seu dia a dia, você pode reduzir os riscos de ser um vítima da assalto. Veja como se prevenir;
- Procure sempre dirigir com os vidros do automóvel fechados e as portas travadas;
- Quando o criminoso vai agir, não importa sexo ou idade, ele escolhe o motorista distraído;
- Usar insulfilm nos vidros ajuda, pois, o marginal não sabe quantas pessoas estão no carro;
- Não fique distraído dentro do veiculo com o CD player, celular, laptop, etc.
- Não deixe exposto objetos dentro do veiculo;
- Não abra os vidros para vendedores ambulantes e pedintes;
- Procure fazer itinerários variados;
- Não pare, nem desça do carro caso veja uma situação suspeita, como batidas ou acidentes;
- Ao sair a noite, procure sair sempre acompanhado;
- Procure sempre estar atento a tudo, os assaltantes evitam se aproximar de pessoas atentas;
- Se você carrega seu laptop, coloque ele debaixo do banco ou dentro do porta-malas;
Quando parar no semáforo ( Momento critico );
- Fique atento, cultive o habito de olhar ao redor, mantenha uma distancia do carro da frente, de tal maneira que, em caso de necessidade, possa fugir do local fazendo uma manobra rápida;
- Redobre a atenção quanto a aproximação de pessoas, tenha cuidado especial com motociclistas, principalmente com um garupa, você já sabe que é um dos métodos muito usado em assaltos no transito;


Siderley Andrade de Lima, é Guarda Civil Municipal de Jandira, é consultor de segurança pessoal, é colaborador do CONSEG Alphaville/Tamboré , é membro da ABSEG (Ass. brasileira dos profissionais de segurança) e ex-militar graduado do Exercito
siderleyandrade@yahoo.com.br

Artimanhas dos estelionatários

“As artimanhas dos estelionatários”
Siderley Andrade de Lima
Eles não usam armas, não são agressivos, não são violentos, mas dependendo do modo de atuação, conseguem enganar suas vítimas, causando um estrago financeiro nas pessoas que caem no seu golpe. Estou falando dos estelionatários.
No código penal, no art. 171, tipifica o crime da seguinte forma. “ Obter para si ou outro vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”. São conhecidos no meio policial e na malandragem como o 171. São pessoas inteligentes, que se aproveitam da confiança ou ingenuidade das vítimas para conseguirem algum tipo de vantagem financeira.
Usando uma boa conversa, falando bem, usando meios que conseguem enganar as pessoas, a cada dia inventam um novo golpe . Os vigaristas estão por toda parte; Anúncios de jornais no qual oferecem imóveis, carros, empregos ou dinheiro fácil, nos falsos sites, nos caixas eletrônicos, em frente ou próximos as agencias bancarias com o famoso conto do bilhete premiado ou da recompensa. Acreditem em pleno século XXI tem pessoas que ainda caem no golpe do conto do vigário.
Os golpes são conhecidos , o que muda é o tipo de conversa e a criatividade do vigarista, sendo assim ainda existe pessoas que continuam iludidas por falsas promessas.
As vítimas caem nos golpes motivadas por quatro fatores : curiosidade, carência, intenção de levar vantagem ou pura desinformação. Entre as vítimas preferidas dos golpistas estão os idosos, em alguns golpes a reação dos idosos é demorada. Muitas vezes o criminoso demonstra boa vontade em ajudar o idoso, e acaba aproveitando a fragilidade. A maioria dos golpes acontece sem que ocorra um contato físico entre criminoso e a vítima.
Veja como agem os vigaristas;
-Conto do bilhete premiado; convencem a vítima a adquirir um bilhete de loteria premiado, falsificam o próprio bilhete ou a lista de prêmios, depois despertam a cobiça da vítima, conseguem vender o bilhete, quando a pessoa for buscar o premio percebe que foi enganada.
-Boa noite cinderela:Após conhecer a vítima em uma festa, boate ou casa noturna, o golpista convence a pessoa a na residência da vítima ou em algum hotel ou motel, durante a noite no encontro coloca algo na bebida da vítima fazendo ela ter um sono profundo, nesse momento que o golpista trata de levar tudo que tem na carteira ou ainda o que tiver de valor na residência.
-Anuncio no jornal no classificados a venda de um automóvel ; o carro tem seu valor bem abaixo da tabela, a pessoa liga e conversa com o suposto vendedor que pede um valor para assegurar a venda, ele diz que vai mandar a documentação via fax e, pede para depositar o valor, quando a vítima retorna a ligação para informar o deposito, percebe que caiu no golpe.
-Golpe do dinheiro fácil; oferecem dinheiro fácil através de um consórcio, a pessoa que for pegar o valor emprestado, tem que depositar um valor referente ao cadastro, para posteriormente o valor desejado ser liberado, tudo isso é feito por telefone, quando a vítima vai sacar o valor, descobre que foi enganada.
- Pacote de viagem ; oferecem pacotes de viagem mais baratos ou em melhores condições de pagamento. A vítima paga, mas na hora de embarcar descobre que não há reservas, nem passagem ou que o hotel não existe.
- Golpe do trabalho em casa; Oferecem em anúncios de trabalho para ser feito em casa. Os interessados devem depositar uma certa quantia em dinheiro para a aquisição do material utilizado no suposto trabalho. Após o deposito a vítima não consegue mais contato.
- Multa de trânsito ; os estelionatários prometem entrar e ganhar recursos de multas de trânsito ou limpar os pontos da CNH. Cobram taxas para dar entrada no processo. Depois de um certo tempo, a vítima tenta entra em contato para obter informações e descobri que os criminosos sumiram. Além de perder o dinheiro a pessoa tem que pagar as multas;
- Falsos funcionários ( Sabesp/Eletropaulo); abordam as vítimas alegando vistoria de rotina ou realização de medições no relógio de luz ou medir a pressão da água no cavalete das residências. Cobram valores para não efetuar multas ou para a solução dos problemas que, na verdade, não existem;
- Golpe do empréstimo para aposentados; o golpista utiliza o número do segurado e pede o beneficio. Só quando o aposentado vai pedir o empréstimo descobre que alguém já fez isso.
O leitor deve tomar muito cuidado, os golpistas estão por toda parte, veja algumas dicas que você deve ter ao fechar um negócio, nas agencias bancarias, com funcionários de empresas, na compra de pacotes de viagens pela internet, e no geral;
Faça a transação apenas pessoalmente;
Forneça seus dados apenas pessoalmente;
Evite documentos encaminhados via fax, eles podem ser frios;
Não adiante nenhum valor;
Faça a negociação com o produto presente;
Verifique a idoneidade de quem está vendendo, procedência do vendedor
Nas agencias bancarias que são os lugares preferidos dos estelionatários, veja os cuidados;
Não aceite ajuda de estranhos;
Após sair das agencias, não pare para conversar com estranhos, principalmente se oferecerem algum negócio vantajoso ou recompensa .
- compre pacotes de viagem em agências de turismo com credibilidade e conhecida no mercado;
- recorra de multas por meios legais, diretamente no DETRAN. Não acredite nestas empresas que oferecem tais serviços;
- As empresas ( Sabesp/Eletropaulo) destacam que seus funcionários usam crachás, trajam uniformes completos e estão sempre em carro identificado;
- Qualquer tipo de cobrança e feito por meio da conta de água ou energia elétrica. Em nenhum caso a cobrança é feita no local.
- As empresas orientam que, ao desconfiar da visita de um funcionário, o cliente deve entra em contato com a central e confirmar o nome e registro do suposto funcionário e se existe uma ordem de serviço;
- No caso dos aposentados, não passe informações pessoais ( Como Rg, CPF, e principalmente, número do beneficio )para intermediário;
- Os dados só devem ser repassados para funcionário credenciado do banco ou instituição do INSS para oferecer o empréstimo.
Lembre-se: " a principal arma dos estelionatários é a lábia- tão eficaz que costuma envolver inclusive as pessoas mais desconfiadas. "

Siderley Andrade de Lima, é consultor de segurança pessoal, é membro da ABSEG (Ass. brasileira dos profissionais de segurança) e ex-militar graduado do Exercito
siderleyandrade@yahoo.com.br