INDÚSTRIA DA EXTORSÃO MEDIANTE SEQÜESTRO
Siderley Andrade de LimaO seqüestro é um dos crimes que mais assusta a população, surgiu com grande força principalmente na década de 80. Com a prisão de alguns integrantes de movimentos revolucionários ( guerrilha), que faziam parte de grupos de esquerda e na época seqüestraram um embaixador americano e um cônsul japonês, pedindo em troca a libertação de presos políticos. Os dois casos que na década de 70 eram crimes “políticos” , serviram de exemplo bem sucedido para que o crime de extorsão mediante seqüestro no país começasse a ser mercenário, ou seja, com fins lucrativos.
A prisão de guerrilheiros juntamente com criminosos comuns nos presídios do RJ, influenciaram para que as técnicas, estratégias e planejamento fossem repassadas aos presos comuns, após esse “intercambio”, surgia uma das maiores facções criminosas o CV- Comando Vermelho e também nascia um dos maiores crimes , o seqüestro, que iria aterrorizar e assustar a população.
As técnicas começaram a serem empregadas em seqüestros que tinham como alvo pessoas com grande poder aquisitivo e altos executivos. O Brasil começou a ser palco de grandes seqüestro, podemos citar os seguintes casos :Beltrano Martinez – vice-presidente do Bradesco – 07/11/86, saindo de sua residência , foi seqüestrado ficando 41 dias no cativeiro, foi pago 4 milhões de dólares ;
Luis Salles – publicitário – 31/07/89 saindo de sua residência, foi seqüestrado ficando 65 dias no cativeiro, foi libertado com o pagamento de $2,5 milhões dólares ;
Abílio Diniz, empresário- 11/12/89, saindo de sua residência, 06 dias desaparecido, seu cativeiro foi encontrado, após negociação com os criminosos foi libertado e toda quadrilha foi presa;
Roberto Medina, publicitário- 06/06/90, saindo de sua empresa, 16 dias no cativeiro, foi pago 2,5 milhões de dólares aos criminosos.
No passado o seqüestro escolhia como alvo grandes personalidades, como empresários, publicitários, celebridades, etc. As quadrilhas eram bem organizadas, tudo era planejado, os familiares com medo não avisavam a policia, com isso, o resgate era pago. Com o passar dos anos os altos executivos e grandes celebridades começaram a fazer uso de agentes de segurança pessoal, levando os criminosos a buscarem outro alvo. Hoje o crime de extorsão mediante seqüestro cresceu assustadoramente , na atualidade todo cidadão pode ser vítima de um seqüestro, os criminosos que antes exigiam grandes quantias, diminuíram o valor do resgate, e toda pessoa passou a ser alvo , pequenos comerciantes, pequenos empresários, parentes de personalidades, políticos, etc, houve uma banalização do crime .
O crime de extorsão mediante seqüestro está previsto no art. 159 CP tipificado da seguinte forma “ seqüestrar pessoa com o fim de obter, para si ou para outrem, qualquer vantagem como condição ou preço de resgate”. E também é considerado crime Hediondo, ou seja, o criminoso irá cumprir a pena no seu total sem direito a anistia, graça ou indulto, a pena será cumprida integralmente em regime fechado.
No Brasil a totalidade dos casos, as quadrilhas sempre visam obter vantagem monetária ( recursos financeiros), ou seja, não existe grupos políticos ou terroristas que atualmente realizam este tipo de crime por motivos políticos , religiosos ou ideológicos. Em números o país só perde para a Colômbia e o México em casos de seqüestro, mas a cidade de São Paulo já foi considerada a capital do seqüestro “ New York Times”.
O seqüestro profissional planejado por quadrilhas especializadas é bem diferente de um seqüestro-relâmpago . Os delinqüentes ao agirem são frios, calculistas, planejam a ação, em muitos casos estudam detalhes de suas vítimas. Os seqüestradores podem ser de vários segmentos da sociedade, em alguns casos o crime tem envolvimento de algum parente ou pessoa ( empregado) próxima a vítima, que repassa as informações do cotidiano do alvo escolhido.
O seqüestro profissional ou planejado necessita de toda uma logística, organização e inteligência. Os criminosos têm quadrilhas bem organizadas e subdivide da seguinte maneira chefe da negociação, equipe da espionagem (informações), equipe da captura, equipe do cativeiro. Os criminosos são tão organizados que parece até uma indústria, sendo que cada um tem sua função. Outra maneira descoberta pela policia é a terceirização do crime, que funciona da seguinte forma; Os criminosos contratam o serviço de outro para capturar a vítima, e também para vigiar a vítima no cativeiro. Já houve casos de existir cativeiro coletivo como, por exemplo. “Três jovens são libertados de cativeiro coletivo- Durante os dias em que foram mantidos reféns, os três jovens passavam o tempo todo deitados em uma cama de casal, em um quarto escuro, amarrados pelas mãos e pelos pés, e com os rostos cobertos, sempre observados de perto por pelo menos dois homens – Jornal Agora 24/02/06 “.
A organização dos marginais é de assustar, é por isso que nós profissionais de segurança devemos estar a cada dia conhecendo o modus operandi de como agem os criminosos. E estar preparado quando acontecer algo com nosso cliente ( segurado).
A orientação que devemos passar ao protegido em também a toda equipe de segurança pessoal é para bloquear as fases de um seqüestro planejado. As fases vão desde as informações preliminares, analise das informações, escolha do alvo, levantamento dos dados da rotina, o planejamento e por fim a execução.
Na maioria dos casos, com exceção dos criminosos amadores que escolhem suas vitima aleatoriamente, os criminosos profissionais sempre seguem o mesmo modus operandi no decorrer do crime; levantam informações sobre a vítima, a escolha do cativeiro, o negociador, etc.
Por exigir toda essa complexidade, o seqüestro é uma “ guerra psicológica” , os criminosos usam vários artifícios para pressionar os familiares, um dos mais cruéis é a mutilação de parte do corpo da vítima, um exemplo que é de conhecimento de muitos é o caso do Welington Camargo, irmão da dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano, que foi seqüestrado no dia 16 de dezembro de 1998, no qual durante as negociações foi cortado um pedaço da orelha e enviando a família. No livro “ Quem tem medo do seqüestro – J. B Markuz define bem sobre este crime O seqüestro é um tipo de guerra como as outras, em que a cultura é de pouca valia, pois o que predomina para se chegar a uma vitória são as idéias e pensamentos organizados, das quais a colaboração das partes envolvidas é muito importante.
Nessa guerra já conhecemos um lado que é o dos criminosos, vamos conhecer agora um pouco dos seqüestrados. Na totalidade das vitimas 70% são homens, a maioria deles tem idade entre 20 a 35 anos, em geral são apanhados enquanto dirigiam o próprio carro no trajeto entre a casa o trabalho, são empresários ou dependentes de empresários que prosperam com negócios ligados ao comercio em geral, 90% das vitimas pertencem a classe media.
A rotina no cotidiano do suposto alvo é um dos fatores principais observados pelos criminosos, dando condições para o delinqüente planejar seus ataques acertadamente. Freqüentar os mesmos lugares como bares e restaurantes, outras atividades como o mesmo local, itinerários, horário de ida a trabalho e retorno.
“A dica é sair da rotina e evitar ser rotineiro em tudo que puder”, utilizar itinerários alternativos e diversificado, sair de casa e chegar em horários diferentes, ir ao trabalho e sair em horários variados. Esse é um dos primeiros passos a informar para nossos clientes, alem destas dicas veja mais algumas dicas para o segurado e a equipe responsável pela segurança :
- Mude a sua rotina freqüentemente , horário de saída e chegada em casa e no trabalho, use no mínimo três caminhos diferentes para ir e voltar do trabalho, procure fazer itinerários variados;
- Use cada dia um local diferente para estacionamento;
- Procure sempre dirigir com os vidros do automóvel fechados e as portas travadas;
- Usar insulfilm nos vidros ajuda, pois, o marginal não sabe quantas pessoas estão no carro;
- Se você possuir mais de um carro, procure alternar em dias diferentes sua saída , cada dia você sai com um deles;
- Se possui condições financeiras, utilize um veiculo com blindagem;
- Um curso de direção defensiva, evasiva, e ofensiva, pode te ajudar numa tentativa de seqüestro;
- Evite comentar informações sobre sua rotina e seus negócios, tais informações devem ser restritas;
- Tenha uma relação de empregados e ex-empregados domésticos e de sua empresa, com todos os dados; Nunca de informações pessoais via telefone se suspeitar de quem está solicitando, oriente os familiares e funcionários para fazer o mesmo; Realizar um treinamento com o segurado e também seus familiares é fundamental, caso ocorra um sinistro ele também deve saber o que fazer. Participando do treinamento ele também irá conhecer um pouco do serviço que está contratando.
Destacamos que um dos problemas aqui no Brasil é referente a subestimar os criminosos, muitos executivos não possui nenhum tipo de segurança, muito menos procedimentos de segurança preventiva. Existe um “bloqueio psicológico no qual acham que nunca vai acontecer nada. Muitos só mudam o pensamento após algum fato como roubo/seqüestro acontece com algum familiar o mesmo. A prevenção sempre deve prevalecer, pois é a modalidade mais importante e eficaz no combate ao crime; deve ser executada com precisão e seriedade para diminuir ou colocar fora de risco a integridade física da autoridade. 24h por dia deve haver prevenção, em momento algum pode existir negligenciamento na segurança. Em situações que você achar que não há perigo de ser atacado, redobre as prevenções, assim não será surpreendido. Resumindo a missão da seg. Pessoal é executar medidas capazes de prevenir assaltos, atentados, emboscadas e seqüestros, zelar pela integridade física, proporcionar a tranquilidade necessária e manter a ordem nos locais imediatos onde estejam os segurados/protegidos. Lembre-se: “A conscientização dos riscos de ser alvo de seqüestro é fundamental, aliado a procedimentos seguros tornar-se fator importante para dificultar a ação dos criminosos.
Siderley Andrade de Lima, Consultor de segurança pessoal
siderleyandrade@yahoo.com.br
Autorizado a reproduzaçao citando a fonte
A rotina no cotidiano do suposto alvo é um dos fatores principais observados pelos criminosos, dando condições para o delinqüente planejar seus ataques acertadamente. Freqüentar os mesmos lugares como bares e restaurantes, outras atividades como o mesmo local, itinerários, horário de ida a trabalho e retorno.
“A dica é sair da rotina e evitar ser rotineiro em tudo que puder”, utilizar itinerários alternativos e diversificado, sair de casa e chegar em horários diferentes, ir ao trabalho e sair em horários variados. Esse é um dos primeiros passos a informar para nossos clientes, alem destas dicas veja mais algumas dicas para o segurado e a equipe responsável pela segurança :
- Mude a sua rotina freqüentemente , horário de saída e chegada em casa e no trabalho, use no mínimo três caminhos diferentes para ir e voltar do trabalho, procure fazer itinerários variados;
- Use cada dia um local diferente para estacionamento;
- Procure sempre dirigir com os vidros do automóvel fechados e as portas travadas;
- Usar insulfilm nos vidros ajuda, pois, o marginal não sabe quantas pessoas estão no carro;
- Se você possuir mais de um carro, procure alternar em dias diferentes sua saída , cada dia você sai com um deles;
- Se possui condições financeiras, utilize um veiculo com blindagem;
- Um curso de direção defensiva, evasiva, e ofensiva, pode te ajudar numa tentativa de seqüestro;
- Evite comentar informações sobre sua rotina e seus negócios, tais informações devem ser restritas;
- Tenha uma relação de empregados e ex-empregados domésticos e de sua empresa, com todos os dados; Nunca de informações pessoais via telefone se suspeitar de quem está solicitando, oriente os familiares e funcionários para fazer o mesmo; Realizar um treinamento com o segurado e também seus familiares é fundamental, caso ocorra um sinistro ele também deve saber o que fazer. Participando do treinamento ele também irá conhecer um pouco do serviço que está contratando.
Destacamos que um dos problemas aqui no Brasil é referente a subestimar os criminosos, muitos executivos não possui nenhum tipo de segurança, muito menos procedimentos de segurança preventiva. Existe um “bloqueio psicológico no qual acham que nunca vai acontecer nada. Muitos só mudam o pensamento após algum fato como roubo/seqüestro acontece com algum familiar o mesmo. A prevenção sempre deve prevalecer, pois é a modalidade mais importante e eficaz no combate ao crime; deve ser executada com precisão e seriedade para diminuir ou colocar fora de risco a integridade física da autoridade. 24h por dia deve haver prevenção, em momento algum pode existir negligenciamento na segurança. Em situações que você achar que não há perigo de ser atacado, redobre as prevenções, assim não será surpreendido. Resumindo a missão da seg. Pessoal é executar medidas capazes de prevenir assaltos, atentados, emboscadas e seqüestros, zelar pela integridade física, proporcionar a tranquilidade necessária e manter a ordem nos locais imediatos onde estejam os segurados/protegidos. Lembre-se: “A conscientização dos riscos de ser alvo de seqüestro é fundamental, aliado a procedimentos seguros tornar-se fator importante para dificultar a ação dos criminosos.
Siderley Andrade de Lima, Consultor de segurança pessoal
siderleyandrade@yahoo.com.br
Autorizado a reproduzaçao citando a fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário