sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Artimanhas dos estelionatários

“As artimanhas dos estelionatários”
Siderley Andrade de Lima
Eles não usam armas, não são agressivos, não são violentos, mas dependendo do modo de atuação, conseguem enganar suas vítimas, causando um estrago financeiro nas pessoas que caem no seu golpe. Estou falando dos estelionatários.
No código penal, no art. 171, tipifica o crime da seguinte forma. “ Obter para si ou outro vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”. São conhecidos no meio policial e na malandragem como o 171. São pessoas inteligentes, que se aproveitam da confiança ou ingenuidade das vítimas para conseguirem algum tipo de vantagem financeira.
Usando uma boa conversa, falando bem, usando meios que conseguem enganar as pessoas, a cada dia inventam um novo golpe . Os vigaristas estão por toda parte; Anúncios de jornais no qual oferecem imóveis, carros, empregos ou dinheiro fácil, nos falsos sites, nos caixas eletrônicos, em frente ou próximos as agencias bancarias com o famoso conto do bilhete premiado ou da recompensa. Acreditem em pleno século XXI tem pessoas que ainda caem no golpe do conto do vigário.
Os golpes são conhecidos , o que muda é o tipo de conversa e a criatividade do vigarista, sendo assim ainda existe pessoas que continuam iludidas por falsas promessas.
As vítimas caem nos golpes motivadas por quatro fatores : curiosidade, carência, intenção de levar vantagem ou pura desinformação. Entre as vítimas preferidas dos golpistas estão os idosos, em alguns golpes a reação dos idosos é demorada. Muitas vezes o criminoso demonstra boa vontade em ajudar o idoso, e acaba aproveitando a fragilidade. A maioria dos golpes acontece sem que ocorra um contato físico entre criminoso e a vítima.
Veja como agem os vigaristas;
-Conto do bilhete premiado; convencem a vítima a adquirir um bilhete de loteria premiado, falsificam o próprio bilhete ou a lista de prêmios, depois despertam a cobiça da vítima, conseguem vender o bilhete, quando a pessoa for buscar o premio percebe que foi enganada.
-Boa noite cinderela:Após conhecer a vítima em uma festa, boate ou casa noturna, o golpista convence a pessoa a na residência da vítima ou em algum hotel ou motel, durante a noite no encontro coloca algo na bebida da vítima fazendo ela ter um sono profundo, nesse momento que o golpista trata de levar tudo que tem na carteira ou ainda o que tiver de valor na residência.
-Anuncio no jornal no classificados a venda de um automóvel ; o carro tem seu valor bem abaixo da tabela, a pessoa liga e conversa com o suposto vendedor que pede um valor para assegurar a venda, ele diz que vai mandar a documentação via fax e, pede para depositar o valor, quando a vítima retorna a ligação para informar o deposito, percebe que caiu no golpe.
-Golpe do dinheiro fácil; oferecem dinheiro fácil através de um consórcio, a pessoa que for pegar o valor emprestado, tem que depositar um valor referente ao cadastro, para posteriormente o valor desejado ser liberado, tudo isso é feito por telefone, quando a vítima vai sacar o valor, descobre que foi enganada.
- Pacote de viagem ; oferecem pacotes de viagem mais baratos ou em melhores condições de pagamento. A vítima paga, mas na hora de embarcar descobre que não há reservas, nem passagem ou que o hotel não existe.
- Golpe do trabalho em casa; Oferecem em anúncios de trabalho para ser feito em casa. Os interessados devem depositar uma certa quantia em dinheiro para a aquisição do material utilizado no suposto trabalho. Após o deposito a vítima não consegue mais contato.
- Multa de trânsito ; os estelionatários prometem entrar e ganhar recursos de multas de trânsito ou limpar os pontos da CNH. Cobram taxas para dar entrada no processo. Depois de um certo tempo, a vítima tenta entra em contato para obter informações e descobri que os criminosos sumiram. Além de perder o dinheiro a pessoa tem que pagar as multas;
- Falsos funcionários ( Sabesp/Eletropaulo); abordam as vítimas alegando vistoria de rotina ou realização de medições no relógio de luz ou medir a pressão da água no cavalete das residências. Cobram valores para não efetuar multas ou para a solução dos problemas que, na verdade, não existem;
- Golpe do empréstimo para aposentados; o golpista utiliza o número do segurado e pede o beneficio. Só quando o aposentado vai pedir o empréstimo descobre que alguém já fez isso.
O leitor deve tomar muito cuidado, os golpistas estão por toda parte, veja algumas dicas que você deve ter ao fechar um negócio, nas agencias bancarias, com funcionários de empresas, na compra de pacotes de viagens pela internet, e no geral;
Faça a transação apenas pessoalmente;
Forneça seus dados apenas pessoalmente;
Evite documentos encaminhados via fax, eles podem ser frios;
Não adiante nenhum valor;
Faça a negociação com o produto presente;
Verifique a idoneidade de quem está vendendo, procedência do vendedor
Nas agencias bancarias que são os lugares preferidos dos estelionatários, veja os cuidados;
Não aceite ajuda de estranhos;
Após sair das agencias, não pare para conversar com estranhos, principalmente se oferecerem algum negócio vantajoso ou recompensa .
- compre pacotes de viagem em agências de turismo com credibilidade e conhecida no mercado;
- recorra de multas por meios legais, diretamente no DETRAN. Não acredite nestas empresas que oferecem tais serviços;
- As empresas ( Sabesp/Eletropaulo) destacam que seus funcionários usam crachás, trajam uniformes completos e estão sempre em carro identificado;
- Qualquer tipo de cobrança e feito por meio da conta de água ou energia elétrica. Em nenhum caso a cobrança é feita no local.
- As empresas orientam que, ao desconfiar da visita de um funcionário, o cliente deve entra em contato com a central e confirmar o nome e registro do suposto funcionário e se existe uma ordem de serviço;
- No caso dos aposentados, não passe informações pessoais ( Como Rg, CPF, e principalmente, número do beneficio )para intermediário;
- Os dados só devem ser repassados para funcionário credenciado do banco ou instituição do INSS para oferecer o empréstimo.
Lembre-se: " a principal arma dos estelionatários é a lábia- tão eficaz que costuma envolver inclusive as pessoas mais desconfiadas. "

Siderley Andrade de Lima, é consultor de segurança pessoal, é membro da ABSEG (Ass. brasileira dos profissionais de segurança) e ex-militar graduado do Exercito
siderleyandrade@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Gostei muito do blog, isso ajuda as pessoas a se defenderem e aprenderem um pouco mais de segurança, como se proteger de um estelionatario! Obrigado por nos ajudar Sr. Siderley

    ResponderExcluir