quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

CONSULTOR DE SEGURANÇA

PROBLEMAS OU DÚVIDAS NA SEGURANÇA ? : PROCURE UM CONSULTOR
Quando você está com um problema mecânico no automóvel procura a oficina. Quando é um problema de saúde a procura é por um médico. Precisando de um projeto/planta de uma construção, o indicado é procurar um arquiteto e engenheiro. Se a duvida é auxilio de ordem jurídica a procura é por um advogado. A cada problema, assessoria, dúvidas ou serviços que precisamos, buscamos a orientação do profissional daquela área. Por não ter conhecimento e uma cultura de segurança, as pessoas em alguns casos quando necessitam de ajuda de um profissional de segurança contratam pessoas que não são conhecedores da área, como por exemplo, procuram um eletricista para um simples projeto de CFTV (Circuito Fechado de TV) ou umalarme com sensores. Em um condomínio fechado o síndico é o responsável pelos procedimentos, equipamentos e o plano de segurança. Outro exemplo: em algumas empresas o diretor do RH ou de outro departamento é o responsável pelo departamento de segurança. Outro caso de que serve de exemplo e um executivo ou empresário que contrata um motorista particular para ser responsável pelo sua segurança pessoal.
Devido ao novo contexto e cenário, a transformação no qual estamos acompanhando na segurança empresarial, e as transformações devido ao avanço estratégico do crime organizado e constantes mudanças no contexto econômico, não podemos aceitar e passar aos nossos clientes e colaboradores que os exemplos citados não são viáveis. Temos que despertar a necessidade das pessoas quando estiverem com dúvidas ou problemas referente à segurança pessoal, patrimonial e empresarial o indicado é à procurar de quem entende do assunto. Em um artigo do consultor de segurança doRoberto Zapatoczny Costa ele define o gestor como “ um profissional que possui pensamento crítico, flexibilidade, se articula nas demais áreas da empresa, na sociedade e nos organismos de segurança pública, proporcionando maior grau de segurança na integridade do negócio, de forma inteligente e discreta,” conclui Roberto .
Conhecer a legislação de segurança privada, ter um conhecimento estratégico de segurança eletrônica, ter bons relacionamentos em segurança pública para diversos atendimentos possíveis, conhecer administração e estratégia empresarial, estas são algumas de varias qualidades que o consultor deve ter, em um artigo do jornal da segurança o Profº Marcy J. C. Verde comenta que “na área de segurança empresarial, um consultor pode tratar de assuntos como recursos humanos, tecnológicos, barreiras físicas, procedimentos organizacionais, etc.”
Além do que já foi mencionado o profissional Gestor/Consultor/Especialista em segurança com base na inteligência estratégica, atua com agilidade e firmeza, sendo capaz de:
• Planejar sistemas de segurança integrado;
• Executar políticas estratégicas de proteção à continuidade dos negócios;
• Analisar os problemas na sua origem;
• Avaliar alternativas e propor soluções pontuais ao risco ou aos pontos vulneráveis;
• Elaborar planos de segurança e contingências;
• Fazer análise de riscos e criar planejamento tático e técnico para o dia-a-dia da sua empresa.
Orientar você e sua família no que refere-se a segurança pessoal. O profissional de segurança é responsável ainda pelos projetos de segurança dos shoppings centers, condomínios verticais e horizontais, residências, empresas, aeroportos, teatros, escolas, indústrias, estabelecimentos comerciais e tantas outras atividades.
Lembre-se: O criminoso analisa e planeja o que vai fazer. E você, tem procurado um profissional de segurança ? Tem planejado sua segurança, da sua família, empresa, patrimônio ?
Siderley Andrade de Lima, Consultor de Segurança Pessoal, membro da ABSEG (Associação Brasileira dos Profissionais de Segurança), colaborador do CONSEG Alphaville/ Tamboré e ex-militar graduado do Exército.
consultoriaseg@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Parabéns por seus artigos. Admiro a sua inteligencia e experiência e tento seguir o máximo possível os seus conselhos. Gostaria de sugerir um tema. Que tal uma orientação para as mulheres em situação de flerte?
    Às vezes, por causa de carência, solidão, caimos em cada cilada...
    Acho que algumas vezes corremos grande risco... noutras somos o risco!
    Bjks, até mais.

    ResponderExcluir