segunda-feira, 15 de novembro de 2010

TREINAMENTO COM A SWAT E BOPE

                                           TREINAMENTO POLICIAL
          Entre os dias 05 à 13 de novembro, o consultor Siderley recebeu treinamento com instrutores da SWAT-Dallas/USA, BOPE/RJ e do GATE/SP. Durante 8 dias participou do 12º SWAT o evento acontece uma vez ao ano e foi realizado na cidade de Avaré, o curso já se tornou um marco na história dos treinamentos táticos internacionais. Foi desenvolvido, exclusivamente para o CATI, pelos melhores departamentos de polícia do mundo tais como: Dallas SWAT, Austin SWAT, Houston SWAT, San Antônio SWAT e BOPE do Rio de Janeiro.
          O principal objetivo é fazer com que os policiais táticos do Brasil e de outros países vivenciem as mais reais ações das equipes da SWAT do Texas e do BOPE do Rio de Janeiro, consideradas as melhores equipes de elite do mundo.

Maj PM Lucca e o consultor Siderley
A programação dos cursos irá proporcionou aos grupos de elite uma experiência inédita, pois estarão recebendo instruções diretamente de quatro oficiais da SWAT e de nove instrutores do CATI, além de três instrutores do BOPE/RJ. O curso também teve a participação do Maj PM Lucca, especialista em gerenciamento de crises com réfens.
É importante ressaltar que todos os instrutores são policiais da ativa e encontram-se diariamente capacitando os grupos de operações especiais nas mais eficientes táticas utilizadas atualmente por estas equipes.
Vale destacar que a partir deste ano o SWAT terá como novo curso o treinamento “antiterrorismo” com foco nas Olimpíadas de 2016 e na Copa do Mundo de 2014, os dois maiores eventos esportivos do mundo.

Policiais da Europa.

Dentre as instruções aplicadas estão: Gerenciamento de crise e negociação de reféns, imobilizações táticas, arrombamento tático, resgate de policial ferido, resgate de reféns em ônibus, progressão em favelas, anti-terrorismo entre outras.
Nossa preocupação é na melhoria continua, além dos conhecimentos na área de segurança pessoal,  já participamos de treinamentos policiais com integrantes da Policia Federal, Exército,  Rota,  GER-Policia Civil, etc. Comentou o Consultor de Segurança Siderley.

Veja os links com as matérias na TV Globo e na TV Record sobre o 12º SWAT - Brazil

http://g1.globo.com/videos/jornal-da-globo/v/policias-brasileira-e-americana-realizam-treinos-conjuntos-no-interior-de-sp/1372125/#/Edi%C3%A7%C3%B5es/20101109/page/1


http://noticias.r7.com/videos/curso-da-swat-prepara-policiais-no-interior-de-sao-paulo/idmedia/5834ceef2e57cbf93f43a6610f301418-1.html








quarta-feira, 3 de novembro de 2010

CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTOR ARMT E TIRO







3º turma e o coodenador do curso

Curso de formação de instrutor de armt e tiro

GCMs participam do 3º curso de formação de instrutores de armamento e tiro



Nos dias 29,30/Out , 01 e 02 /07/10 os integrantes do Exército, Guardas Municipais de São Paulo, Itapevi, Jandira, Porto Ferreira e Ubatuba participaram do um curso de formação de instrutores de armamento e tiro.
Os alunos do curso tiveram aulas sobre :Comandos na linha de tiro; Conduta no estande de tiro; Armamento, munição e tiro; Princípios fundamentais para o tiro ; Técnicas de tiro para pistola e revólver; Entre outros assuntos. Um das instruções interessantes é quando o aluno tem que ministrar aulas dentro do estande e comandar os disparos. O curso tem o objetivo Dar conhecimentos básicos sobre instrução de tiro, metodologia e tipos de instruções, visando preparar o aluno para ministrar aulas e instruções. Tendo como objetivo ainda preparação para realizar a avaliação de credenciamento da Policia Federal.
O curso teve as aulas ministradas por instrutores credenciados pela Policia, além de profissionais especializados no assunto. Os alunos ainda tiveram aulas sobre montagem e desmontagem de armamento, manuseio, metodologias de ensino , visão geral de um instrutor de tiro. Aprenderam sobre os métodos israelense, swatt, Giraldi e também sobre as técnicas utilizadas pelo BOPE/RJ.

O curso foi realizado em na cidade de Itapevi/SP , organizado pelo consultor de segurança pessoal Siderley A. de Lima teve a colaboração da Guarda Civil de Itapevi que disponibilizou as instalações do seu centro de formação


quarta-feira, 23 de junho de 2010

Reportagens sobre a " Cartilha saidinha de banco"

       CARTILHA DE SEGURANÇA PREVENTIVA

      A cartilha de segurança desenvolvida pelo CONSEG/Alphaville, no qual a jornalista responsável foi a Ana Campos e o  texto elaborado pelo Consultor de Segurança Siderley, teve um efeito positivo entre os CONSEGs de outras cidades e também teve repercussão na mídia.

 Veja alguns links:

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Voce pode ajudar a prevenir a violência

Artigo publicado no site CONSEG Alphaville
www.conseg-alphavilletambore.org.br/.../Voce_pode_ajudar_prevenir_a_violencia2009.pdf

TRIÂNGULO DO CRIME

Você já parou para analisar o ato criminoso? Já pensou que diversos fatores são decisivos pra realização da ação criminosa? E quais são esses fatores?

Folheando a última revista Segurança e Cia. que recebemos, um artigo chamou atenção: Triângulo do Crime, de Siderley de Lima, um consultor de segurança pessoal.

Para que o “bandido” tenha sucesso é necessário que o seguinte triângulo aconteça:
DESEJO + TÉCNICA + OPORTUNIDADE = CRIME CONSUMADO

É no fator OPORTUNIDADE que nós agimos. É aí que podemos reduzir as chances do delinqüente. Pense bem, o desejo e a técnica, o criminoso as tem. A oportunidade acontece quando facilitamos, damos a chance de que ele precisa pra agir.
É preciso a cada dia, tomar as medidas preventivas cabíveis, adotando sistemas de proteção patrimonial e pessoal e tendo uma conscientização de que segurança preventiva.

Lembre-se: “O roubo ou o furto acontece quando a técnica e o desejo encontram a oportunidade. O criminoso está preparado. Cabe a você não lhe dar a oportunidade”.

sábado, 22 de maio de 2010

ROUBO A RESIDÊNCIAS

ROUBO A RESIDÊNCIAS

      Seja uma pequena casa ou uma mansão, o lar do cidadão deveria ser um paraíso de segurança, toda pessoa ao voltar para casa quer encontrar um local seguro e acolhedor. Porém nos dias atuais o sossego das famílias estão sendo violados em suas residências.
      Já ouvimos casos de pessoas que foram abordadas no portão da residência por criminosos que se apresentaram como carteiros, funcionários de empresa telefônica, luz ou de água, e depois de serem atendidos pelo morador, entram na casa e anunciam o assalto
      Os casos de roubos em alguns bairros principalmente de SP tem crescido assustadoramente. Segundo a dados da Policia Civil, somente no primeiro bimestre desde ano já existe 136 ocorrências registradas só no bairro dos Jardins. Infelizmente é difícil coibir este tipo de crime, mas de modo geral a população pode tomar algumas precauções.
Veja as dicas que irão te ajudar :
- A implantação de um sistema de segurança (CFTV/alarme) é fundamental e de grande importância para sua residência e sua família. São sistemas que oferecem monitoramento durante 24h por dia, adequado ao modo de vida de cada um;
- Procure ter trancas, fechaduras e grades de segurança nas portas e janelas externas;
- Antes de abrir o portão, peça o crachá do suposto funcionário e o telefone do local de trabalho para confirmar o tipo de serviço e se o registro/crachá e verdadeiro;
- Procure instalar um interfone, dessa maneira você não precisa estar atendendo ninguém na portão;-
- Os empregados domésticos devem estar atentos as recomendações no que refere-se a segurança;
- Ao contratar serviços do tipo ( diarista, porteiro, segurança, jardineiro, etc) procure obter informações do empregado, verifique suas referencias , seus antecedentes criminais, de preferência a agências ou por indicações;
- Cuidado ao sair e ao chegar de carro na residência, são situações escolhidas por alguns criminosos, se perceber atitudes suspeitas próximo ao portão, espere. Se estiver chegando, verifique as imediações de uma volta pelo quarteirão , na dúvida ligue para a policia.

Siderley Andrade de Lima, Consultor de segurança pessoal.
contatos: siderleyandrade@yahoo.com.br

Arrastões em bares e restaurantes

ARRASTÕES EM BARES E RESTAURANTES

Se já não bastassem os crimes em condomínios, os famosos “Arrastões”, agora temos mais um tipo de crime na qual temos que se preocupar. Imagine você naquele restaurante aconchegante, saboreando aquela deliciosa comida, com uma companhia agradável, quem sabe sua família, amigos ou então um jantar de negócios, e de repente anunciam o assalto, roubando além do dinheiro do caixa, também todos os pertences dos clientes! Já imaginou? Pois é isto que está acontecendo, alguns bares e restaurantes da noite paulistana foram alvos de criminosos, no qual os clientes também foram roubados.

Só no mês de janeiro desde ano, foi registrado 17 roubos deste tipo, os marginais têm como preferência assaltar os estabelecimentos em regiões nobres. Talvez o número de casos seja ainda maior, alguns donos de restaurantes e bares não querem o seu nome envolvido nesta nova modalidade de crime e alguns clientes não registraram B.O devido à demora em algumas delegacias.

Assim como todo tipo de crime, não sabemos quando nem como irá acontecer, e quando o assunto é segurança, a palavra chave é prevenção, medidas preventivas que poderão ajudar os donos de bares e restaurantes, podendo oferecer um pouco mais de segurança aos clientes. Aquele velho procedimento de não deixar muito dinheiro no caixa, a utilização de sistemas de monitoramento através de instalação de câmeras, a contratação de seguranças podem inibir a ação de ladrões, durante o fechamento deixar as portas fechadas e um funcionário na porta também pode ajudar, todos estes procedimentos poderão ser medidas que irão ajudar. Alguns estabelecimentos próximos um do outro se comunicam entre si e caso suspeitam de algo já chamam a policia. Nunca se esqueça, nunca reaja a um assalto, não coloque sua vida nem a dos clientes em perigo.

siderleyandrade@yahoo.com.br
http://siderleyandrade.blogspot.com/

terça-feira, 18 de maio de 2010

EXTORSÃO FALSO SEQUESTRO

Extorsão : FALSO SEQÜESTRO

Quem nunca ouviu falar do golpe do falso seqüestro ? É provável que você ou algum parente, vizinho, amigo, conhecido, etc, já recebeu uma ligação de criminosos que de alguma forma ou através de ameaça queria extorquir dinheiro ou cartões de créditos telefônicos. O crime acontece todos os dias, e policia infelizmente não possui dados estatísticos, mas o número de casos que os criminosos concluíram o golpe ou aqueles no qual a vítima percebeu e desligou o telefone é incalculável.


Para os criminosos não existe barreiras, desta vez, a vítima foi o vice-presidente José de Alencar que relatou ter recebido uma ligação no dia 25/04/10 dizendo que sua filha havia sido seqüestrada. Ele afirmou que o criminoso pediu R$ 50 mil. Até o vice-presidente acreditou que realmente era sua filha chorando.

O histórico dos golpes dos falsos seqüestro tem sofrido algumas modificações, a cada instante eles mudam o modus operandi, no inicio era uma ligação telefônica na residência das vítimas exigindo a compra de cartões de créditos telefônicos, ameaçavam dizendo que iriam seqüestrar, roubar ou matar alguém da família. A vitima diante de tal ameaça, comprava os cartões e repassava as senhas aos criminosos.

Com sucesso nos golpes, começaram a inovar , criando o segundo tipo de golpe o falso seqüestro: Aproveitavam a ausência de um integrante da família, ligavam para sua residência e avisavam que a pessoa ausente havia acabado de ser seqüestrada , pedindo como resgate um valor baixo e a compra de cartões telefônicos, prometendo que soltariam a suposta vitima no mesmo dia.

O terceiro caso era da seguinte maneira; sem possuir nenhuma informação da vitima ou apenas alguns dados, ligam se apresentando como policial ou bombeiro, informando sobre um acidente de transito, começam a coletar informações de alguém da família e que esteja fora de casa. Sem saber a vitima aflita informa o solicitado, com base nas informações os criminosos mudam de conversa e anuncia o seqüestro.

O quarto golpe é a promessa de prêmios, uma ligação informando que o assinante da linha telefônica foi sorteado ganhando um computador, motocicleta, etc. Para dar tom de seriedade eles se apresentam com o nome de algumas empresas ( TV Band, TV Globo, Nestlé, Embratel, TIM, etc), para a retirada dos prêmios informam que é preciso comprar e repassar as senhas dos cartões de créditos telefônicos em menos de uma hora para não perder os prêmios, depois que a vitima passa a senha, está consumado o golpe.

O quinto caso, os bandidos fazem contato se passando por funcionário da operadora do celular, dizendo que o aparelho foi clonado, solicitam que o mesmo seja desligado por uma hora para solucionar o problema. È o tempo necessário para entrar em contato com os familiares inventando a historia do seqüestro que todos já conhecem, a família tenta entrar em contato com a suposta vitima e não consegue, acabam caindo na conversa dos criminosos.

Recentemente o golpe de extorsão ganhou uma nova modalidade, o falso seqüestro ganha mais detalhes e faz novas vítimas a cada dia. Pelo telefone, criminosos, que muitas vezes estão presos, afirmam que um parente da pessoa é mantido refém e exigem que a vítima faça depósitos bancários, ou marcam um determinado lugar para terceiros retirarem o resgate, esse ultimo golpe eles contam com a ajuda de criminosos que estão fora das cadeias. Truques usados pelos falsos seqüestradores têm feito a mentira parecer verdade. Simulando até a uma conversa, os criminosos também utilizam vozes do falso refém no suposto cativeiro chorando ou gritando para garantir o sucesso do golpe.



Para você não ser a próxima vitima, e também orientar seus familiares e amigos veja o que pode fazer para não cair no golpe, caso aconteça as situações mencionadas, veja o que fazer:

- não compre os cartões;

- desligue o telefone;

- quando eles percebem que não vão conseguir extorquir, eles desistem;

- não se desespere, você não está correndo risco.

- Procure ter em casa se possível um identificador de chamadas, facilita muito a identificação, principalmente se for ligações de outro estados;

- não tome atitudes precipitadas;

- quando isso acontecer, procure primeiramente a pessoa que foi alvo do suposto seqüestro;

- evite conversar com o criminoso, finja que o telefone está com problemas, e desligue;

- fale que ele ligou para o número errado, ou diga que você é apenas um empregado que começou a trabalhar a pouco tempo;

- após esse tipo de ligação, deixe o telefone fora do gancho ou não atenda a ligações de números desconhecidos por algumas horas;

- não atenda pedidos estranho para qualquer procedimento no celular;

- não receba ligações a cobrar, principalmente quando o interlocutor for desconhecido;

- procure orientar os familiares idosos, pois são as vítimas preferidas dos criminosos;



Lembre-se : Caso ocorra as ameaças mencionadas ou alguma outra semelhante, procure a policia para ser orientado e registre o boletim de ocorrência


Siderley Andrade de Lima, é Consultor de segurança pessoal, é membro da ABSEG ( Associação Brasileira dos profissionais de segurança) , colaborador do CONSEG ALPHAVILLE e foi militar graduado do Exército .


sábado, 16 de janeiro de 2010

CUIDADOS NAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS

“Saidinha de banco”
As agências bancarias despertam a atenção dos criminosos, devido a rotatividade de numerário ali existente. O local tem se tornado constantemente em alvo para os criminosos, que com freqüência praticam roubos a clientes que realizam saques e são roubados em frente ou nas proximidades das agências.
Durante a utilização dos caixas eletrônicos e também os caixas dentro das agências devemos ter alguns procedimentos no que diz respeito a nossa segurança. Algumas pessoas ao saírem da agência, são perseguidas por assaltantes, que utilizam motos ou carros e procuram abordar em pontos distantes. Os criminosos esperam um local menos movimentado para interceptar suas vítimas
É por isso que, devemos ter o máximo de cuidado, tanto na hora de entrar, durante o saque e depois na saída. Veja algumas dicas que irão te ajudar a diminuir as chances de ser assaltado :
- Esteja atento à presença de pessoas suspeitas ou curiosas no interior da agência, ou nas proximidades.
- Ao entrar no Banco, verifique se não está sendo seguido;
- Evite sacar grandes quantias. Prefira cheques administrativos;
- Não saia da agência se desconfiar que está sendo observado;
- Procure ir sempre acompanhado;
- Não conte dinheiro em público;
- Não pague seus funcionários com dinheiro. Use cheque ou uma conta;
- No estacionamento do Banco desconfie de pessoas que solicitam ajuda, se perceber movimentação estranha chame o segurança;
- Não comente com ninguém que fará saques de altos valores. - Já nas ruas, fique atento. Caso esteja sendo seguido, acione uma viatura ou chame a policia.
- Ao realizar a transação não converse com pessoas estranhas, caso o cartão seja engolido não aceite a ajuda nem use o telefone celular de terceiros, pois os dados de sua conta irá ficar na memória do aparelho;
- À noite evite utilizar caixas instalados em lugares ermos;
- Caso realmente seja necessário utilizar-se de caixas eletrônicos à noite, procure aqueles instalados próximos aos quartéis ou distritos policiais, postos de gasolina, lojas de conveniência, ou ainda dentro de supermercados ou shoppings;
- Quando realmente precisar sacar à noite, leve uma ou mais acompanhantes;

Lembre-se “Nunca reaja a um assalto, mantenha a calma, pois os bens materiais sempre poderão ser recuperados, a vida não
Siderley Andrade de Lima,é consultor de segurança pessoal, é membro da ABSEG (associação brasileira dos profissionais de segurança), colaborador do CONSEG Alpphaville.

Acompanhe a cartilha elaborada pelo CONSEG ALPHAVILLE, tendo como responsável pelo texto o consultor Siderley
www.conseg-alphavilletambore.org.br/...br/.../Saidinhas%20de%20Banco.pdf