Ao longo dos anos, o combate a criminalidade foram feitos praticamente apenas pela policia, nos dias atuais é necessário que a sociedade enxergue que também é responsável pelo enfrentamento da criminalidade, que o progresso e êxito considerável só virá com a participação de todos.
Neste contexto , o foco é a participação de todos os profissionais de segurança e a sociedade civil, pois as duas partes são vitais para difundir o conceito de policia comunitária, no qual comunidade e policiais se conhecem e interagem na busca por melhores condições na segurança.
Mais do que apenas combater a criminalidade, é preciso garantir qualidade de vida a população. Para isso, é preciso um trabalho sério de toda a sociedade. A segurança pública de qualidade é um direito fundamental e tem relação direta com o dia a dia do cidadão e tudo isso só teremos se unirmos as forças no caminho da paz.
Siderley Andrade de Lima, Consultor de segurança pessoal, possui o curso de Agente de Segurança de Dignitários , curso de criminologia pela UNIFIEO, curso de Gestão em Segurança Empresarial e colaborador do Conseg Alphaville/Tamboré .
siderleyandrade@yahoo.com.br